F.A.Q. – Por que o feminismo não procura você homem?

Cria-se um questionamento constante no feminismo – algumas perguntas nunca deixam de serem feitas, e uma das mais frequentes é: “por que eu (homem) não sou o foco de atenção do feminismo se o patriarcado é feito por homens?
Esse post estará mais para ‘FAQ’.
E esse post será direcionado a você homem, que se sente injustiçado pelo feminismo.

Primeiro – o feminismo é para emancipação das mulheres.

islamic-feminism

Você homem pode ser parte do patriarcado e opressor, e por justamente isso sente-se incomodado com o fato de que em uma questão social não estão priorizando sua opinião, sendo que fora de todas essas questões feministas, sua opinião sempre é a mais ouvida.
As mulheres precisam de espaço, diferente de você. Você já tem seu espaço na sociedade, elas necessitam criar espaços, você sempre é ouvido, elas necessitam serem ouvidas.

Se priorizarmos a opinião masculina qual será a diferença entre o machismo e  o feminismo? Simone de Beauvoir pontua em suas obras que parte da dominação sobre as mulheres também inclui a constante aceitação masculina de suas atitudes – as mulheres precisam da aprovação masculina para se sentirem bem, bonitas, inteligentes, etc., e se o feminismo combate tudo isso por que diabos o feminismo deve alguma consideração a você homem?

 

Segundo – te fazer ver as mulheres como humanos é importante, mas faze-las se amar e se verem como sujeitos da própria história é mais.

A mulher cresce em um mundo que hostiliza suas vitórias, seus direitos básicos.
Hoje me deparei com um site vulgo dito ‘muito conceituado’ em que os usuários tiravam sarro constantemente do fato de uma mulher receber uma pensão. Inclusive isso era associado a vagabundagem.
A questão é que historicamente a pensão foi um direito conquistado feminino sobre súplicas que mulheres faziam por serem donas de famílias abandonadas – seja pela morte do marido ou pela condição financeira de desvantagem feminina. Portanto a pensão é uma justiça a essas mulheres que JÁ foram prejudicadas pelo patriarcado. Não vamos esperar o mundo ser justo e dar salários iguais a homens e mulheres, e simplesmente, abandonar as mulheres que já sofreram descaso salarial.
O fato de ter uma burguesa que tira proveito disso não torna a causa menos justa.

Segunda questão dentro do segundo tópico(!) é que convence-lo que a mulher é um ser humano não te torna feminista, te torna mais humano. Convencer uma mulher que ela é seu principal agente histórico a torna feminista – pois somente dessa maneira ela se desvincula do patriarcado que a princípio resume a existência dela ao fetiche masculino.
Portanto o foco são as mulheres porque elas necessitam de maneira urgente perceberem a si mesmas. E isso não tem nada a ver com inteligência, e sim com uma sociedade que sufoca suas indivíduas. Torna elas mero objeto de desejo, vassalas, ridicularizadas. Você homem não sofre isso, sua existência resume-se a o que você almeja, e não a ser aceito pela opinião feminina.
E se você se sente julgado pela opinião masculina não culpalize as feministas por isso, quem deve se portar com postura crítica a opressão do homem pelo o homem é o próprio homem e não o feminismo.
Está aí uma questão marxista simples, que muitos marxistas não compreendem por verem no feminismo a salvação para sua opressão e eclipsam a questão central do feminismo – a mulher.

Terceiro – fazer você ver a mulher como um ser humano que merece respeito e admiração não fará as mulheres se amarem.

MPnM3VK

Os rótulos e os padrões sufocam as mulheres – grande parte delas não se encaixam e fazem todo tipo de loucura para se encaixar. Isso é uma coisa que você homem não sente – o mero fato de você ser homem faz com que suas qualidades não sejam associadas a sua ‘boa aparência’. O que é diferente no caso das mulheres, especialmente no caso das mulheres que sofrem dupla opressão: as negras, as trans, etc.
Portanto seu interesse pelo feminismo meu querido amigo homem não fará elas se sentirem mais incluídas em seus próprios corpos, condições, suas próprias lutas, pois se isso fosse o suficiente estaríamos falando novamente de machismo, onde o homem tem que aprovar a aparência da mulher, onde é a mulher que deve se moldar nos moldes que o homem deseja, e não ela que deve se libertar dessa mesquinharia.

 

Quarto e último tópico – o feminismo como muitos movimentos sociais não quer forçar você a acreditar nele, quer se emancipar, conquistar direitos.

Se você acha que o feminismo deve panfletar para atingir os homens você está muito enganado. A panfletagem é justamente para as oprimidas verem que existe sororidade.

Você deve ir até o feminismo, e não o oposto. Principalmente se você for opressor.
Não faz sentido você esperar que um movimento social que luta por sua emancipação conquiste seus opressores como se fosse uma questão de seduzi-los. Abandone essa concepção, quem tenta diariamente nos conquistar e nos convencer é o capitalismo.

É esse que faz propaganda diária de ‘como ele funciona’ justamente por não funcionar. E tenta cativar seus oprimidos a todo custo.
Apenas não espere isso do feminismo, sendo ele contra cultura no capitalismo justamente por lutar contra a maior estrutura do capitalismo atual – o patriarcado.

Anúncios

2 pensamentos sobre “F.A.Q. – Por que o feminismo não procura você homem?

  1. Oi Mari! Este texto foi muito instrutivo para mim, como mulher, pois não enxergava a possibilidade de ser, como você colocou, meu principal agente histórico, mas apenas uma vítima da sociedade. Ter a consciência, e não apenas o conhecimento, de que podemos mudar a nossa própria história, já é capaz de mudar os ventos, espero fazer germinar esta semente.

    P.S.: Sua linda!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s