Sociedade de soluções artificiais

É fácil espancar bandidos, prende-los, puni-los, difícil é dar condição de vida digna a todos em uma política onde o acúmulo de riquezas é a lei.

Mais fácil que isso, só proibir quem bebe de dirigir, difícil mesmo é fazer transporte público de qualidade, mais difícil ainda, depois da meia-noite. Difícil quase impossível, proporcionar uma renda justa o suficiente para pegarem taxis depois de bebedeiras.

 

Fácil pedir que parem a corrupção, difícil é entender que o sistema proporciona corrupção pois “queremos sempre estar por cima”, ou tirar vantagem de tudo.

 

É fácil cantar Raul Seixas, e dizer que prefere ser essa metamorfose ambulante, difícil é mudar a opinião sobre o aborto, sobre o machismo, sobre a homofobia. Mais fácil que isso é se declarar ateu, difícil é deixar essas heranças de pensamento cristão ortodoxo de lado.

 

É fácil sentir uma eterna agonia quanto ao trabalho, ver ele como castrador da nossa sexualidade, como sanguessuga da nossa vitalidade. Difícil é lutar por uma sociedade onde o seu trabalho faz toda a diferença e é o principal instrumento de poder da nação, e não simplesmente se negar ao trabalho como “reação”.

 

tumblr_lnqaka8pFb1qjw3wzo1_500

 

É fácil criticar o Brasil e sua vasta cultura e lamber o saco de gringos que injetaram na sua mente que a cultura deles é superior desde pequeno e achar que isso é ‘ativismo’ ou ‘opinião crítica’. Difícil é enxergar o quanto você é alienado e fazer algo de verdadeiro pela sua cultura; entender ela, respeitar, e entender que nenhuma cultura é superior à outra, principalmente, não se embasar em comentários ridículos como “bom mesmo é país x, onde o IDH é o sinônimo de riqueza cultural” quando não é. Cultura é outra coisa.

 

É fácil desejar o final de semana, difícil é não ficar dopado pra ver o final de semana passar rápido.

 

É fácil chamar os brasileiros de calmos e conformistas, difícil é abraçar as causas, parar de fazer piada sexista, machista e racista, parar de propagar o conservadorismo.

 

Enfim, é fácil criticar seu amigo que toma uma postura crítica social, difícil é ler tudo que ele leu e ver as coisas da forma mais realista.

 

É fácil criar a fantasia que a tecnologia irá salvar a sociedade, difícil é lembrar que isso só gera cada vez mais desigualdade e que as pessoas mais pobres tem as mesmas ambições que você, só que são excluídas do sistema e ainda são taxados de babacas por desejarem coisas além do seu poder aquisitivo.

 

É fácil dizer que a pessoa é desumana, difícil é enxergar humanidade e sociedade.

Anúncios

Um pensamento sobre “Sociedade de soluções artificiais

  1. a única solução que eu pensso para isso tudo é a edução pela base!! desde o pré-escola …….com ensino de qualidade e cidadania…………
    mas a edução deve ser a última coisa que o governo quer invertir…… ai fica difícil né ….rsrsrrsrsrs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s