Now Playing II

O “now Playing” são posts que comento de artistas do gênero musical que eu escuto, hoje em especial falarei de Pitanga Em Pé de Amora (e criticar um pouco de música popular claro).

Já faz um tempinho que escutei esse grupo, eles são excelentes pois as músicas deles são verdadeiras poesias do cotidiano.

Em um Brasil em que vivemos na base do “eu vou pegar você e tain, tain, tain, tain” ou “cê tá querendo eu, eu também to te querendo pega eu, leva eu, chama eu que eu vou correndo” é um alívio saber que tem gente que preserva a nossa cultura nacional sem destruir ela.

Existe uma coisa chamada identidade musical, e esse grupo Pitanga Em Pé de Amora preserva muito bem, não é fácil em um país com pouquíssimo incentivo cultural tentar algo mais alternativo.

Hoje em dia me peguei tentando lembrar o nome daquela maldita dupla sertaneja, Fernando e Sorocaba, mas são tantas que pensei em trilhões delas e não conseguia lembrar deles, ouvi uma música que supostamente devia ser deles, mas também não sei pois é tão música de massa, música pra atrair um milhão de pessoas que parecem querer ser igual a todo mundo que eu me perdi na dedução.

 

Ouvir sertanejo universitário está a mesma coisa que pra hoje tomar um suco em pó de tonalidade laranja sem saber o sabor, você toma o negócio mas você nunca vai saber definir se é de laranja, de tangerina, de manga, de maracujá, que seja, porque é industrial o negócio e tudo que você sabe é que ele é doce e amarelo (ou laranja).

 

Me pergunto porque o próprio povo se esconde de coisas tão boas quanto esse grupo, adoraria ir a um show deles e eles tem muito mais cara de Brasil do que esses infernos sertanejos.

Existe gosto pra tudo, eu respeito todos os gostos, porém como a proposta do meu blog é mostrar a minha visão das coisas eu posso transformar em amargo tudo que me desagrada.

Pitanga em Pé de Amora me agrada, e muito.

Site oficial: http://www.pitangaempedeamora.com.br/

p.s.: se eu não me engano no site tem o link para o download grátis do primeiro disco deles, vale apena baixar.

2 pensamentos sobre “Now Playing II

  1. Oi Mari!

    Curti seu post, apesar que já ouvi você e outras pessoas reclamarem das “músicas enlatadas” quase da mesma forma. Realmente, nós respiramos e comemos todas as merdas que a indústria da música, tv, cinema (e alimentícia) espalha por aí. É uma questão interessante para se pensar o que é cultura, nacionalidade, cultura nacional, arte. Afinal, isso tudo tem definição? Se vc é dito “culto”, bem instruído, é um chato, um careta, um mala. Se vc é meio termo, é medíocre, no sentido pejorativo da palavra, e vc se alimenta de merdas da cultura é um ignorante. Mas esses “ignorantes”, talvez realmente o sejam, por compreenderem o valor da boa música, da boa leitura.

    Esses rótulos, na minha opinião, atrapalham demais, contribuem para o aumento da discriminação, preconceito, e para tanta gente querer se afirmar ou reafirmar de forma impensada, só pra dizer é o tal. Mas nem imaginam que as coisas pelas quais alimentam seu orgulho, não tem base nenhuma, a não ser geração de lucro. Claro que bandas como Pitanga em pé de Amora gostariam de ganhar um dinheiro em troca do que nos oferecem, mas se esta fosse a prioridade deles, estariam fazendo funk carioca, pagodinho e sertanejo universitário.

    • bem observado Floquinho. Não quero ser chata, mas esse tipo de música é facilmente generalizada, dá pra resumir o funk e o sertanejo atual em 4 palavras; bebedeira, putaria, cornice e rimas pobres.

      Rimas pobres nem sempre são desinteressantes, mas no caso dos dois o conteúdo também não ajuda.
      Não vejo nada de ‘cotidiano e realidade’ nas letras, vejo apenas puro narcismo que chamam de arte musical.

      É triste porque de certa forma isso é reflexo da nossa geração, ainda bem que mesmo que chatas, careta, mala, caxias enfim, somos ímpar 😀 como Pitanga em pé de Amora

Deixe um comentário

