Brasilidades – Brasil um país feito para você não trabalhar

Você sabia que a palavra trabalho veio do latim tripalium? Tripalium era um instrumento de tortura em que as pessoas eram lentamente desmembradas, isso se não colocavam fogo embaixo da pessoa no meio do processo.

Tem como gostar de trabalhar? A palavra em si já vem de um histórico muito tenebroso, por isso que pra brasileiro trabalhar é tão terrível, é essa sensação de desmembramento do ser mesmo, por isso entendemos trabalho como um castigo, sacrifício, a origem da palavra em si já diz tudo.

Enquanto Work, não me recordo de qual palavra do latim veio mas tem haver com prazer, isso já muda tudo.

Fala a verdade, vivemos me um país que mesmo com todos os problemas sociais, é paradisíaco.

Ninguém aqui morre de frio ou de calor, claro que morremos no sentido figurado mas não é como na Europa ou nos EUA em que a população saí de uma temperatura muito baixa para uma temperatura muito alta e simplesmente morre.

Embora temos problemas sociais, o Brasil é um dos mais tolerantes quando o assunto é homossexualidade por exemplo, mesmo que tenham os casos a parte, brasileiro desde os tempos de colônia soube conviver bem com os gays, a primeira mulher a assumir publicamente que era lésbica no Brasil (época colonial, século XVI ainda) só foi morta por conta da Inquisição que veio de Portugal, se dependesse do povo do Brasil mesmo, isso não teria acontecido, ninguém ia se dar ao trabalho de matar a mulher porque ela curtia racha sabe?

 

Brasil quer dizer paraíso, os europeus acreditavam que existia uma ilha flutuante (por isso nunca era fácil de acha-la) que se chamava Brasil, onde haviam frutos em todos os lugares, água limpa e doce a vontade, esse lugar de fato existia, quando os portugueses vieram de forma definitiva para cá colocaram o nome da ilha paradisíaca aqui por conta dessas nossas particularidades.

 

É por isso que os índios brasileiros não foram de fazer grandes monumentos e coisas do tipo, pra que? Honestamente, seria a maior perca de tempo, em uma temperatura amistosa como essa não era necessário grandes casacos de pele ou coisas do tipo, muito menos erguer grandes pirâmides e afins, a floresta em si já oferecia todos os frutos sem eles precisarem plantar e colher muita coisa, só o que era realmente necessário.

 

Quando os europeus saíram daquele frio horrível da época da era medieval para a era moderna e deram de cara com o tropicalismo daqui, é lógico que se sentiram no paraíso.

Não é atoa que as francesas piravam no Pedrinho (Dom Pedro I), país tropical com um PRÍNCIPE? Ah, tá de brincadeira né? Pedrinho se acabava nas amantes.

 

Tudo isso pra dizer, o Brasil parece ser um país feito para não trabalhar, como bom filho americano, é um país da liberdade, onde todo mundo sentiu um arzinho de refúgio, fugiu da opressão da Monarquia, da Igreja, das guerras.

 

Um lugar com ar de refúgio, clima tropical, praias e afins certamente não foi feito para o trabalho.

 

Não é atoa que estrangeiro vem aqui e pira o cabeção, parece uma utopia a primeira vista, depois é claro que ele sentirá o amargo dos problemas sociais.

 

Um dos problemas é justamente o excesso de liberdade e o não saber o que fazer com ela, a falta de punição, punição pra brasileiro é rezar o terço e no máximo pedir desculpas, e olhe lá.

E isso tudo soa tão normal que é berrante o problema, a gente distorceu o que é liberdade e liberdade de expressão principalmente.

 

Como disse meu professor Milton, “ordem e progresso, ordem para os debaixo, progresso para os de cima” é bem assim mesmo.

 

Pra fechar o post com clima de brasilidade, o Brasil é um país perfeito pra esse tipo de coisa aqui:

 

 

Fica de boa, curtindo um feriado na praia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s